Adesão ao Tratamento

O principal objetivo do Programa Viva Bem é promover a adesão dos pacientes ao tratamento prescrito pelo médico. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), adesão ao tratamento “é a medida com que o comportamento de uma pessoa – tomar a sua medicação, seguir a dieta e/ou mudar seu estilo de vida – corresponde às recomendações de um profissional de saúde”.

Por isso reforçamos que é muito importante que você siga integralmente o tratamento prescrito pelo seu médico. Muitas pessoas interrompem o tratamento ou alteram as doses por conta própria após haver algum sinal de melhora ou piora, algum efeito colateral ou por achar que o tratamento não está fazendo efeito, mas isso pode comprometer os resultados fazendo os sintomas retornarem e até trazer danos à sua saúde.

Alguns tratamentos demoram algumas semanas para que seus efeitos sejam sentidos e, além da fase inicial, exigem um tratamento de manutenção. Portanto, antes de fazer qualquer alteração no que lhe foi prescrito, converse com o seu médico. É ele quem poderá lhe dar as orientações corretas do que deve ser feito em cada caso. Relate a ele todos os efeitos do tratamento prescrito e, principalmente, se houve alguma reação adversa. Dependendo do caso a dose pode ser ajustada ou até mesmo o tratamento pode ser alterado.

Como alguns medicamentos podem afetar a ação de outros, é importante ler as bulas e também conversar com o seu médico a respeito de outros tratamentos que você esteja fazendo. Usar medicamentos sem o conhecimento do seu médico pode ser perigoso para a sua saúde.

Se tiver dificuldade para lembrar o horário de tomar o medicamento ou a dose recomendada, utilize os recursos que você tem à mão. Vale pedir a ajuda de alguém, colocar lembretes pela casa, configurar alarmes no celular ou baixar um aplicativo que avise quando for hora de tomar o remédio, por exemplo. O importante é não descuidar da sua saúde e, além de cumprir o tratamento medicamentoso, ter também uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos.