Notícias

Sentir-se bem fazendo o bem!

Há muitas evidências de que pessoas que participam de algum tipo de trabalho voluntário vivem mais, têm níveis mais baixos de depressão, maior satisfação pessoal e maior sensação de bem-estar.

Ainda são necessárias mais pesquisas para estabelecer a relação concreta entre voluntariado e melhora na saúde, mas o fato é que doar seu tempo e esforços para ajudar os outros pode ser muito recompensador.

O trabalho voluntário traz a oportunidade de se sentir útil, mudar a vida das pessoas positivamente, esquecer seus problemas diários, viver novas experiências e conhecer pessoas com os mesmos propósitos e diferentes histórias de vida.

Além disso, um estudo da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (EUA) diz que o contato humano libera endorfinas como a serotonina, reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca, trazendo relaxamento e contentamento.

Para começar, escolha uma organização de caridade que você conheça ou pareça idônea ou procure igrejas, escolas, hospitais ou centros comunitários próximos de onde você mora. Você pode trabalhar em projetos relacionados a crianças, animais, moradores de rua, pessoas em situação de vulnerabilidade, movimentos sociais, etc., tudo depende com qual causa você se identifica mais.

Fonte:
http://www.health.com/health/gallery/0,,20320942_4,00.html
http://news.health.com/2013/08/23/volunteering-may-make-people-happier-study-finds/
http://news.health.com/2014/10/21/4-ways-being-lonely-can-affect-your-health/